Truth is like poetry. And most people f*cking hate poetry.

spot_img

Justiça Federal deve lançar sistema de bloqueio de criptoativos em exchanges

Nomeado como ‘CriptoJud’, sistema será capaz de bloquear ativos digitais em exchanges de acordo com requisições judiciais. Saiba como se proteger:

spot_img

O juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Frederico Montedonio Rego, anunciou no 1º Congresso Nacional da Dívida Ativa que a Justiça Federal brasileira está desenvolvendo o CriptoJud, um sistema capaz de bloquear ativos digitais em exchanges de criptomoedas. Esse sistema será semelhante ao SisbaJud, já utilizado para bloqueios financeiros em contas e carteiras digitais, e exigirá uma ordem judicial para bloquear ou penhorar criptomoedas.

Apesar da Receita Federal já monitorar transações de criptomoedas, ainda não há um prazo definido para o lançamento do CriptoJud, pois o Banco Central, regulador do mercado cripto, ainda precisa estabelecer as regras e obrigações para as exchanges que operam no Brasil.

A Receita Federal destacou que a fiscalização de criptoativos será prioridade em 2024, com o Brasil aderindo ao Crypto-Asset Reporting Framework (CARF) da OCDE, o que trará mudanças na regulamentação vigente.

Além disso, a Receita planeja capturar informações sobre depositantes e sacadores de instituições de pagamento ligadas a exchanges internacionais, visando aprimorar a gestão de riscos e o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes.

spot_img
spot_img