Dando continuidade a onda de memes satirizando Haddad, as críticas bem humoradas ao ministro ganharam repercussão internacional ontem, com um brasileiro conseguindo veicular o meme do ‘taxa humana’ em um painel da Times Square.
O responsável por tal feito foi contatado pela equipe do The Investor, com a qual se prontificou em explicar como conseguiu tal veiculação.
Prezando pelo anonimato, o indivíduo apresentou tanto o registro bancário da transação com a TSX (responsável pelo outdoor) quanto a arte original editada que foi ao ar.
P: Pelo regulamento do outdoor, manifestações políticas não são permitidas, como você conseguiu que tal mensagem fosse aprovada para transmissão?
R: De fato, quando tive a ideia li os requisitos do que era permitido e notei essa restrição, mesmo assim montei um vídeo de 15s com uma coletânea de memes, e acabou sendo barrado mesmo.
Com isso em mente, a única maneira que eu pensei que seria possível consistiria editar um dos memes como um filme brasileiro que iria ser lançado.
Então, peguei a arte do Taxa Humana, adicionei a logo da Ancine, um título padrão de filme em cima e alguns rascunhos em baixo, como ‘Uma produção brasileira’ e ‘Em cartaz a partir de 20 de julho’.
P: Se importa de dizer quanto que custou a inserção?
R: Jamais, é muito mais barato do que as pessoas pensam, 15s por lá custam $45, acrescidos do IOF que tive que pagar pra essa merda.
P: Você esperava tal repercussão?
R: Esperava que fizesse um certo barulho no X, mas nada comparado com o que tá sendo repercutido, portais tradicionais dando manchete etc, fiquei até um pouco assustado quando começou a ganhar magnitude.
P: A questão do anonimato que você optou tem relação com uma apreensão por alguma investigação ou algo do gênero?
R: Essa hipótese chegou a passar pela minha cabeça, mas honestamente é muito mais uma falha da TSX em permitir a inserção, não existe nenhum embasamento para me procurarem por ‘violar alguma regulação’.
O indivíduo enviou tais arquivos comprovando que a inserção foi de sua autoria:
O The Investor checou a veracidade da informação por via do horário listado de aparição nos comprovantes, que condizem com o horário da exposição do meme.