O governo acelerou a liberação de emendas parlamentares e superou R$ 22 bilhões pagos antes da trava imposta pela lei por causa das eleições municipais. O prazo para liberações de recursos termina neste sábado. A cifra desembolsada ultrapassa os cerca de R$ 17 bilhões (em valores já corrigidos) distribuídos antes das eleições de 2022 por indicações de deputados e senadores, período em que Bolsonaro governava o país, informa a Folha.
Recursos Destinados às Prefeituras
O recurso será direcionado principalmente aos cofres das prefeituras. O volume de recursos desembolsados se deu devido à pressão de Câmara e Senado, que forçou o governo a fechar acordo para não sofrer derrotas no Congresso. Os dados de pagamentos são de ontem, mas foram divulgados hoje nos portais da transparência. A soma de emendas pagas deve subir durante o dia.
Limitações para Repasse de Emendas
A partir da próxima semana, a margem para repasse de emendas fica limitada a poucos casos, como o custeio de obras em andamento. Essa limitação é uma consequência da lei eleitoral, que busca evitar influências indevidas no período eleitoral.