Anos de trabalho em Wall Street para acelerar as negociações serão testados esta semana. A partir de terça-feira, as negociações de ações e outros valores mobiliários precisarão ser liquidadas até o final do próximo dia útil.
A chamada “liquidação T+1” é uma aceleração do processo anterior, que permitia dois dias úteis para concluir as transações.
O Que é a Liquidação T+1?
A liquidação é a troca de dinheiro por um valor mobiliário. A mudança para a liquidação T+1 é a mais recente tentativa de tornar a infraestrutura de Wall Street mais ágil, alinhando-se com aplicativos de negociação e mercados 24 horas por dia.
Para os investidores comuns, que vendem suas ações em uma segunda-feira, encurtar o ciclo de liquidação permitirá que recebam seu dinheiro na terça-feira.
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, afirmou que “encurtar o ciclo de liquidação também ajudará os mercados porque tempo é dinheiro e tempo é risco. Isso tornará nossa infraestrutura de mercado mais eficiente e segura.“
Histórico de Mudanças na Liquidação
Esta não é a primeira vez que a SEC reduz o tempo de liquidação. A mudança para T+2 de T+3 ocorreu em 2017. A SEC adotou oficialmente a mudança para T+1 em fevereiro de 2024, embora muitos especialistas já esperassem essa mudança há algum tempo.
Gamestop e a necessidade do varejo
A mudança recente segue o imbróglio da GameStop em 2021, que colocou o processo de liquidação sob escrutínio. As oscilações das memestocks significaram que o preço das negociações era diferente do preço de mercado na liquidação. Também houve aumento nos casos de “falha na entrega”, quando a liquidação não ocorria.
No último mês, houve o retorno da volatilidade extrema em memestocks, fator que pode ter sido determinante para a decisão de acelerar a transição na dinâmica de liquidação.