Truth is like poetry. And most people f*cking hate poetry.

spot_img

O meme que quebrou uma gestora de $12,5 bilhões

Responsável pela ruína de gestora bilionária em 2021, a GameStop volta aos holofotes com disparada de 79% em um dia.

spot_img

O mercado americano inicia a semana com uma dose de nostalgia diante do retorno de uma das mais icônicas febres dos últimos anos: a GameStop e as chamadas “memestocks”.

Somente hoje, as ações da GameStop (GME) subiram 79%, sendo a principal razão da disparada o retorno de um dos influenciadores que simbolizaram o rally de 2021.

A febre, que movimenta bilhões, teve início em janeiro de 2021.

Fruto de uma combinação entre uma rede de lojas de videogame à beira da falência e um fórum de usuários do Reddit, a explosão das ações da GameStop ocorreu em um mercado marcado pela extrema liquidez.

Alavancando as ações da GameStop em mais de 2400%, os investidores de varejo do fórum r/wallstreetbets, uma popular comunidade da rede social Reddit, protagonizaram uma espécie de batalha do varejo contra o mercado financeiro institucional.

Naquele momento, a GameStop passava por uma péssima fase financeira diante dos avanços digitais que tornavam obsoletos os jogos de mídia física comercializados pela companhia.

Essa má fase era vista como uma oportunidade para o short-seller Gabe Plotkin, executivo do fundo de hedge Melvin Capital, que naquela altura gerenciava $12,5 bilhões.

Com posições short contra os papéis no mercado de derivativos, a Melvin Capital estava no lugar errado, na hora errada.

Em meio à explosão da febre, a Melvin Capital perdeu $2 bilhões em 2 semanas com a disparada das ações, terminando aquele mês com um prejuízo de $6,8 bilhões, uma redução de mais de 50% nos ativos sob custódia.

Sob a gigantesca tempestade, a Melvin Capital enfrentava o ápice de um dos maiores Bull Markets da história.

Naquele período, o S&P 500 superou seu recorde histórico mais de 70 vezes, com as ações de diversas empresas decolando sob o contexto de estímulos monetários.

Naquele ano, a gestora terminou com um resultado negativo de 39%, enquanto os fundos concorrentes disparavam.

A perspectiva negativa tornou-se uma tendência no ano seguinte, mesmo com a irracionalidade das memestocks fora de contexto. Apenas no primeiro trimestre de 2022, a Melvin Capital caiu 21%.

Em meio ao derretimento dos ativos sob custódia do fundo e à constante fuga de cotistas, Plotkin enviou uma carta aos investidores:

“Os últimos 17 meses foram um período incrivelmente difícil para a empresa e para vocês, nossos investidores. Eu dei tudo o que pude, mas, mais recentemente, isso não foi suficiente para entregar os retornos que vocês deveriam esperar. Agora reconheço que preciso me afastar da gestão de capital externo.”

E dessa maneira, a Melvin Capital encerrou suas operações no mercado de valores.

spot_img
spot_img