Truth is like poetry. And most people f*cking hate poetry.

spot_img

“Um dos piores presidentes que o BC já teve”, diz Pedro Cerize

Forte crítico das decisões do BC, Cerize expôs sua percepção apontando consecutivos erros de Campos Neto.

spot_img

Após a decisão do COPOM de reduzir a taxa SELIC em 0.25%, o mercado amanhece em sua pior conjuntura: dólar sobe, bolsa cai e os juros futuros estressam.

A decisão, ou melhor, a polarização da decisão, teve efeito contrário a ancoragem de expectativas proposta por uma reunião do conselho monetário, e para Pedro Cerize, o culpado tem nome: Roberto Campos Neto.

Cerize, gestor do fundo Skopos, é figura conhecida na Faria Lima por suas fortes opiniões, e no caso do BC não poderia ser diferente.

Desde o corte dos juros no período pandêmico, Cerize sustenta publicamente seu ponto de vista sobre os erros do BC.

Em sua opinião, o COPOM errou ao demorar para subir os juros, e durante a alta errou 2 vezes o guidance previamente proposto. Cerize discorre que, os erros em questão se sustentam no apego do comitê ao modelo de inflação do Banco Central.

Tão importante quanto as decisões em si, Cerize também aponta fatores que dialogam com a politização do BC. Para ele, Campos Neto foi ‘o primeiro presidente de um BC independente e conseguiu a proeza de tornar o BC mais politizado do que antes’.

Em 2023, durante podcast do Market Makers, o gestor também apontou uma ‘contaminação’ entre o mercado e o Banco Central, citando exemplos de membros do comitê que circulam entre as duas esferas, evidenciando um potencial conflito de interesses.

spot_img
spot_img