O mercado japonês opera nesta segunda-feira com circuit breaker, à medida que aumentavam as preocupações de que o Federal Reserve atrasaria a ação sobre a desaceleração da economia dos EUA. As ações japonesas despencaram pelo terceiro dia, enquanto os traders precificavam mais aumentos de juros domésticos.
O maior banco do país, o MUFG, despenca mais de -20%.
O índice mais amplo Topix do Japão caiu mais de 6%, enquanto o iene e os títulos soberanos do país subiram com apostas de que o Banco do Japão continuará a aumentar as taxas de juros após o aumento de quarta-feira passada. As ações coreanas e australianas caíram, enquanto os futuros dos EUA recuaram mais de 1%.
A ação dos preços destaca como rapidamente o sentimento mudou em relação às expectativas de que o Fed seria capaz de conduzir um pouso suave para a economia dos EUA. Dados divulgados na sexta-feira mostraram que a folha de pagamento não-agrícola dos EUA registrou um dos resultados mais fracos desde a pandemia, e a taxa de desemprego inesperadamente subiu pelo quarto mês consecutivo para 4,3%, acima da previsão do Fed para o final do ano, desencadeando um indicador de recessão amplamente observado.
++ CIRCUIT BREAKER É ACIONADO PARA O ÍNDICE TOPIX
++ ÍNDICE TOPIX DO JAPÃO CAI 20% DESDE O PICO DE JULHO
++ INTERRUPTOR DE CIRCUITO ACIONADO PARA FUTUROS DE TÍTULOS DO GOVERNO JAPONÊS
++ FUTUROS DO NASDAQ 100 CAEM ATÉ 2%
++ AÇÕES DO MIZUHO CAEM ATÉ 12%, MAIOR QUEDA DESDE MARÇO DE 2020
++ AÇÕES DO MUFG CAEM ATÉ 21%, RECORDE DE QUEDA INTRADIÁRIA
++ ÍNDICE KOSPI DESPENCA, ACUMULANDO PERDAS DE 10% DESDE O PICO DE JULHO
++ FUTUROS DO NASDAQ 100 CAEM ATÉ 2%