Em entrevista ao Exame, Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, durante o Epinne EPB 2024, afirmou que: “O mercado precifica um cenário de quase crise fiscal, que não é verdade”, disse Almeida, destacando que a grande preocupação é o cumprimento da meta fiscal.
Almeida observou melhorias significativas nas últimas semanas, com a ala política do governo dando maior sustentação aos planos fiscais dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Ele ressaltou que o governo entrou na “direção certa” ao anunciar o contingenciamento de R$ 15 bilhões no último Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.
Embora o corte de gastos não seja suficiente para cumprir a meta fiscal, torna “mais clara” a intenção do governo em respeitá-la.
Além disso, Almeida avaliou que “o Brasil melhorou muito” e que o câmbio não reflete a realidade. Ele destacou a balança comercial, que no ano passado bateu recorde com um saldo positivo de US$ 100 bilhões, impulsionada pelas exportações de petróleo, que têm crescido com o aumento da produção do pré-sal.