Truth is like poetry. And most people f*cking hate poetry.

spot_img

Lula deixa Brasil sem dinheiro para 2027

Questões fiscais estão sendo empurrados pela barriga e bomba fiscal pode explodir no colo do próximo governo.

spot_img

Conteúdo patrocinado Market Makers

O governo Lula tem um crítico problema para encarar: a máquina pública consegue girar em 2024, 2025 e 2026 (fim do seu mandato), mas os números indicam que faltará dinheiro para 2027, pós-eleições presidenciais. Ou seja, uma bomba que pode explodir no colo do próximo presidente, que terá que encontrar uma saída para esse enrosco fiscal. 

Explico abaixo e já adianto: você encontra mais análises assim na CompoundLetter, que é a newsletter do Market Makers, um hub de conteúdo e serviços financeiros com Comunidade de investidores, podcast e fundo de ações (Market Makers FIA).  É um conteúdo gratuito com análises e insights exclusivos sobre o Brasil e o mercado financeiro. Inscreva-se neste link.  

Sem mais delongas, vamos à explicação que eu, Matheus Soares, e nosso time de análise fizemos:

O quadro abaixo é o resumo do resultado do Governo Central divulgado na última semana de maio. Despesas crescendo fortemente em 2024 vs 2023. Despesas com previdência social chamando atenção.

O resultado de maio especificamente pode ser considerado o pior da série histórica (desde 1997), já que em maio de 2020 os gastos ocorreram devido a Covid.

No acumulado do ano, em termos reais, também pode ser considerado o pior resultado da série, já que em 2020 e 2021 ocorreram gastos extras devido a Covid.

No próximo gráfico, observem que mesmo após a reforma da Previdência os gastos desta conta estão subindo muito rapidamente. Além disso, projeção do ministério do Planejamento indica que a nova política de reajuste do salário mínimo (inflação + PIB) irá custar R$1,3 trilhão em 10 anos, 50% a mais do que a economia da Reforma da Previdência de 2019.

  • Para mais conteúdos assim, assine a CompoundLetter, a newsletter do Market Makers com insights exclusivos, histórias e bastidores do mercado financeiro. Só clicar aqui. 
spot_img
spot_img