Truth is like poetry. And most people f*cking hate poetry.

spot_img

Haddad finalmente quer cobrar algo que faz sentido

Após 19 meses se debruçando sobre as pautas tributárias mais horrorosas possíveis, Haddad finalmente se vê diante de uma cobrança que pode ser positiva ao país.

spot_img

Neste final de semana, retornou à superfície uma das principais ‘pautas fantasmas’ da educação brasileira: a cobrança de mensalidade em universidades públicas.

De acordo com a Folha, o governo está realizando estudos sobre a possibilidade de cobrar mensalidades nas universidades públicas, em mais uma tentativa de encontrar novas ferramentas para o fechamento das contas.

A ideia, levantada por Haddad, havia sido discutida publicamente pela última vez durante as análises da PEC 206/2019, um texto que estabelecia uma estrutura de cobrança de mensalidades baseada na renda do aluno.

De maneira evidente, a proposta gerou muito atrito com entidades estudantis e com a própria oposição da época (atualmente a base governista).

A iniciativa de Haddad sobre o tema demonstra, ao mesmo tempo, o compromisso do ministro com o ambiente fiscal, uma vez que tal ideia traz um ônus gigantesco dentro da esfera da esquerda, e uma abertura extremamente válida para uma discussão pragmática sobre o tema.

Dentre as mais diversas justificativas e análises de quadros estudantis de universidades, o caso da Universidade de São Paulo (USP) ilustra um dos cenários mais evidentes de desigualdade promovida por verba pública.

Com 85% dos alunos pertencendo ao grupo dos 20% mais ricos do país, a USP é majoritariamente formada por alunos que realizaram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escolas particulares (73,8%).

Como um dos maiores canalizadores de verbas do Governo Estadual (cerca de 0,6% do PIB de SP em 2016), a USP efetivamente promove uma transferência de renda do mais pobre para o mais rico, em uma temática que novamente ganha uma chance de ser revertida.

(Dependendo, é claro, da boa vontade dos membros carentes da UNE, que moram em Moema.)

spot_img
spot_img